Buscar
  • abequadros

INSS: Prova de Vida volta a ser obrigatória a partir de Junho



A Prova de Vida dos aposentados e pensionistas do INSS está suspensa até o dia 31 de maio de 2021. No entanto, a partir do mês de junho de 2021, ela volta a ser obrigatória para todos os beneficiários.

Dessa forma, os segurados que não realizarem a prova de vida no próximo mês terão seus benefícios cortados, respeitando os novos prazos de realização da prova de vida.

Confira abaixo o novo calendário para a realização da Prova de Vida do INSS:


Os beneficiários selecionados para realizar a Prova de Vida Digital e que ainda não a fizeram também terão os pagamentos bloqueados. Neste caso, é preciso fazer o reconhecimento facial no aplicativo do Meu INSS.

Por fim, vale lembrar que, por conta da pandemia, os horários de funcionamento das agências podem ser diferentes. Portanto, não esqueça de se informar antes de ir até o local.

Para que serve a prova de vida do INSS?

Para a manutenção do pagamento de benefícios previdenciários, o segurado ou pensionista precisa fazer a comprovação de vida. Portanto, trata-se de um procedimento para evitar fraudes no INSS.

Em regra, o segurado ou seu representante legal deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. Entretanto, devido à pandemia da Covid-19, desde março de 2020, o procedimento se encontra suspenso.

Fonte: site previdenciarista

1 visualização0 comentário