top of page
Buscar
  • Foto do escritorabequadros

Lançada a carteira virtual do beneficiário e o Meu INSS

Informações já estão disponíveis no site ou aplicativo Meu INSS



Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem acessar a carteira virtual do beneficiário e o cartão Meu INSS+ para ter acesso a confirmação de dados, sem precisar imprimir comprovante, e descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros. Para isso basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e clicar no ícone "carteira do beneficiário".


O "clube de vantagens" é fruto de parceria entre Ministério da Previdência, INSS e os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, que vão disponibilizar uma ampla gama de serviços aos usuários, sendo correntistas ou não. Na abertura da cerimônia, o presidente interino do INSS Glauco André Fonseca Wamburg destacou que o "INSS é uma casa que tem o compromisso de promover, reconhecer e ampliar o quanto possível, o trabalho de identificação de direitos".


Portaria


A Portaria MPS 1773, que institui a carteira do beneficiário e o Meu INSS+, foi assinada pelo ministro da Previdência Carlos Lupi durante cerimônia de lançamento ocorrida nesta segunda-feira no auditório do INSS, em Brasília.


O ministro da Previdência avalia que pelo menos 19 milhões de pessoas terão acesso aos descontos oferecidos via Meu INSS+. E adianta que os bancos privados já mostraram interesse em participar da parceria.


"Alguns benefícios na área de farmácia têm desconto de até 70%", pontua Lupi.


Para o ministro Carlos Lupi, o cartão virtual vai levar direito e cidadania a quem ajudou a construir a grande Nação que é o Brasil. "Identificamos com a criação do cartão, a possibilidade de agregar parceiros que querem e estão dispostos a gerar facilidade para a vida do beneficiário do INSS", acrescentou o presidente interino do INSS. Participações Estiveram presentes ao lançamento: a presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano; Ana Laura Gomes, representando a presidente do BB, Tarciana Medeiros; o secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Fernando Macena. E também Ana Carolina Tietz, diretora de Governança, Planejamento e Inovação do INSS; Maísa Cristina Meneses Cabral, representando a Diretoria de Gestão de Pessoas; Alessandro Stefanutto, diretor de Finanças, Orçamento e Logística; e Ailton Nunes, coordenador-geral de sistemas e automação, que apresentou como funcionará a carteira do beneficiário.


"A carteira do beneficiário é um documento de comprovação de recebimento de benefícios do INSS e tem como objetivo facilitar o acesso à dados previdenciários úteis ao dia-a-dia dos segurados. Além disso, identificou-se a oportunidade de permitir que os segurados tenham acesso a benefícios e vantagens a serem oferecidos por meio de entidades públicas e privadas", explica Ailton Nunes. Ao entrar no aplicativo e clicar na carteira do beneficiário, o usuário terá em mãos uma carteira virtual com sua identificação e um QR code, que vai mudar mês a mês. É com esse dispositivo de segurança que as informações do segurado serão checadas.


Como emitir a carteira do beneficiário:


  1. Acesse o aplicativo Meu INSS;

  2. Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;

  3. Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;

  4. Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar';

  5. Pronto, estará disponível a carteira do beneficiário.


Fonte: https://www.gov.br/inss/pt-br/lancada-a-carteira-virtual-do-beneficiario-e-o-meu-inss


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page